fbpx

Posicionamento: A Precisão da Automação Industrial em Processos Automatizados

Posicionamento em Processos Automatizados

O posicionamento de componentes em linhas de produção é um dos fatores mais críticos em processos automatizados. Para que os produtos finais sejam entregues com a qualidade e a agilidade necessárias, é essencial que cada item esteja no lugar certo, no momento certo e pelo tempo necessário para que passe por todas as etapas previstas em projeto.

Assim, o equipamento certo pode fazer toda a diferença durante a operação e gerar grande influência sobre o resultado final. Trata-se de um elemento diretamente ligado à fluidez e a produtividade das atividades desenvolvidas com Processos Automatizados.

Vejamos como funcionam os equipamentos de posicionamento e os benefícios  que oferecem para a automação de processos industriais.

O Que São Equipamentos de Posicionamento

Uma linha de produção, basicamente, é composta por um espaço físico no qual componentes referentes ao processo desenvolvido são movidos entre etapas sequenciais. Em cada uma delas, um tratamento diferente é realizado para que todos os itens alcancem o seu estado de uso ou sejam acondicionados como partes do produto final.

Essas linhas, quando projetadas em formato automatizado, possuem diversas atividades desenvolvidas de maneira autônoma, livre de intervenção humana. Isso significa que, por meio de uma programação específica, o maquinário segue uma definição processual pré-estabelecida.

A grande questão é que todo grande processo é composto por conjuntos de processos menores e mais simples que, em conjunto, levam ao produto final. Um desses conjuntos que possui enorme importância para a linha de produção é o de posicionamento.

Os equipamentos que fazem parte dessa categoria são responsáveis por garantir que cada componente estará precisamente posicionado no local correto e no tempo esperado para que os demais equipamentos possam desempenhar suas funções de forma adequada.

Um posicionamento inadequado pode levar a péssimos resultados em uma linha de produção. Já imaginou se o parafuso de uma porta de carro fosse aplicado em uma posição incorreta por 5 cm de diferença, por exemplo? As implicações seriam desastrosas.

 

Tipos de Equipamentos de Posicionamento

Os equipamentos de posicionamento Tünkers se dividem, basicamente, em 5 categorias:

– Pinos

– Unidades de posicionamento

– Cilindros

– Mesas rotativas

– Soluções especiais

Cada item é projetado para condições de operação e complexidades distintas, devendo haver um estudo específico para cada caso. Parte-se de equipamentos mais simples, como os pinos especificamente utilizados para posicionamento de chapas, e chega-se a soluções mais robustas, como mesas rotativas que possibilitam a otimização do espaço de produção com arranjos arrojados, possíveis graças a uma distribuição diferenciada dos elementos.

Acesse e saiba mais sobre as opções de posicionamento Tünkers para linhas de produção.

 

Vantagens dos Equipamentos de Posicionamento Tünkers

– Alto nível de precisão

– Acionamento manual para casos de emergência, nos equipamentos aplicáveis

– Possibilidades diversas de aplicação, permitindo o uso em diferentes layouts, tipos de produtos e formatos de processos

– Alta durabilidade

– Elevada eficiência de operação

– Manutenção simplificada

– Permite aplicação em ambientes de solda

– Baixo custo de implantação

 

Sobre a Tünkers

No mercado há mais de meio século e presente em 40 países, a Tünkers
oferece tecnologias robustas e de alto desempenho para posicionamento e diversas outras funcionalidades de automação industrial. Alinhando tradição e modernidade, ela comercializa seus produtos em todo o mundo, trabalhando com itens que atendem, principalmente, a indústria automobilística.

Se você ficou interessado em qualquer de nossos produtos, clique aqui ou acesse e fale conosco.

Para solicitar um ORÇAMENTO clique AQUI.

www.maps-generator.com