fbpx

Indústria Gráfica – Revestimento de Papelão

Como máquinas podem otimizar o processo de acabamento gráfico

A resposta, Revestimento de Papelão

O Problema

Existem vários produtos gráficos feitos a partir da união de uma impressão em papel ou material similar a um ou mais pedaços de papelão, como exemplos mais conhecidos temos: capa dura, embalagem rígida, tabuleiro de jogos, calendário de mesa, pastas de arquivo, mostruário, entre outros.

O acabamento gráfico é responsável pela transformação desses materiais em produtos que podem ser fabricados artesanalmente com simples ferramentas, com auxílio mecânico de máquinas manuais, com equipamentos semiautomáticos e por fim com sistemas automáticos de alta produção.

Determinar qual o melhor conjunto de máquinas que corresponda à sua demanda atual e futura é a dificuldade da grande maioria por conta das diversas opções para se produzir.

O Desafio

01-1-613x310 Indústria Gráfica - Revestimento de Papelão Kaschiermaschinen

Notas à tabela:

a) O gráfico acima toma como exemplo uma capa dura de caderno simples com 1 pedaço de papelão no tamanho A4, o rendimento varia com outros tipos, tamanhos e modelos de produtos.
b) Com exceção dos sistemas automáticos, consideramos equipamentos Tünkers operados com 2 e/ou 3 funcionários.
c) Essa produtividade está baseada apenas nos processos de acabamento de revestimento do papelão de acordo com o layout 2 de produção exposto a seguir.
d) Os números indicados são retirados de uma produção sistemática que leva em conta um suporte à logística no que diz respeito ao reabastecimento do insumo/matéria prima e retirada do produto pronto por operador independente da produção.

 

Produção Artesanal

O revestimento do papelão começa pela colagem e uma boa ferramenta ou mesmo uma coladeira para auxiliar essa etapa é fundamental.

O Minicolador Manual é o mais apropriado para revestimentos porosos de formato pequeno (ex.: até A3) feitos de papéis comuns (offset, couchê, percalux, etc).  Trabalhos escolares, mockups, maquetes, brinquedos e tiragens bem pequenas.

02-565x460 Indústria Gráfica - Revestimento de Papelão Kaschiermaschinen

Se quiser, no entanto, para produzir pastas de arquivos, grandes embalagens de luxo rígidas ou materiais maiores do que A3, mas em corridas artesanais, então é correto escolher entre o Liliput 350, 500 e 800. Ao escolher um aplicador motorizado, você provavelmente está visando e possibilitando o crescimento, com essas máquinas você evita diferentes camadas de revestimento de cola ao longo da superfície do material.

03-613x138 Indústria Gráfica - Revestimento de Papelão Kaschiermaschinen

Quando se trata de material de difícil adesão, a Tünkers oferece um aplicador de hotmelt. Se seu revestimento é papel fotográfico ou tecidos, muito utilizados nas encadernações de álbuns, ou mesmo papéis especiais de gramatura elevada como gravuras, é necessário então utilizar um adesivo com alto poder de adesão e isso pode ser feito com as Maxits.

04-613x85 Indústria Gráfica - Revestimento de Papelão Kaschiermaschinen

 

Processos de Produção – Exemplo capa dura cadernos A4

Layout 1 – Pré-impressão / Impressão / Acabamento

05-613x229 Indústria Gráfica - Revestimento de Papelão Kaschiermaschinen

Layout 2 – Acabamento

06-613x180 Indústria Gráfica - Revestimento de Papelão Kaschiermaschinen

Layout 3 – Acabamento

07-613x214 Indústria Gráfica - Revestimento de Papelão Kaschiermaschinen

 

Auxílio Mecânico

Chamamos de auxílio mecânico a combinação de 2 (duas) ou mais máquinas que contribuem melhorando algumas etapas do processo padronizando qualidade e acelerando o ritmo.

É possível produzir capas duras alternando o uso de máquinas com manuseio artesanal, como exemplo, podemos aplicar cola em máquina, unir o papelão e dobrar abas manualmente e utilizar uma prensa rotativa para a etapa final. Da mesma forma, é possível colar e dobrar as abas com máquina e prensar com as antigas prensas de peso.

O gabarito à vácuo de centraliza os papelões sem a necessidade de impressão no verso, mas muitas empresas optam por não o utilizar quando elas estão focadas em revestir produtos com apenas 1 (um) pedaço de papelão (capas de caderno). Este tipo de ferramenta ajuda muito quando estamos falando em produtos com 3 ou mais pedaços de papelão.

As possíveis combinações partem sempre de uma coladeira e podem se transformar em uma Solução Completa que a Tünkers oferece como opção conjugada em uma bancada grande de trabalho.

Opções modulares de auxílio mecânico TÜNKERS:

opções-modulares-grafica Indústria Gráfica - Revestimento de Papelão Kaschiermaschinen

A Tünkers possui uma longa parceria com a maior escola de artes gráficas da América Latina o SENAI,  que oferece cursos de encadernação, curso de caixas artesanais e encadernação de foto livro com nossos conjuntos: Mesa Conjugada de Encadernação MCE_5x1 e o Trio Photobook.

Ressaltando

Ressaltamos os seguintes pontos quando se utilizam máquinas TÜNKERS:

-Mobilidade, é possível reposicionar os equipamentos para obter um fluxo de trabalho diferente para cada tipo de produto.

-Economia, produto final mais barato

-Flexibilidade de produção, pedidos mais precisos podem ser produzidos e com troca instantânea de formato sem perdas durante a configuração.

-Proximidade geográfica com o fabricante do equipamento para comunicação imediata.

-Equipamentos são fabricados para trabalhar até 3 turnos, triplicando a produção em eventual necessidade imprevista.

-Lucratividade

-Operacional extremamente fácil das máquinas não precisando de mão de obra especializada

-Custo do ciclo de vida das máquinas baixíssimo (manutenção periódica de limpeza apenas)

-Facilidade de parcelamento via cartão BNDES

-Equipamentos consomem pouca energia

-Espaço necessário para instalação é muito pequeno.

-Diversidade de formatos, padrões e materiais que em muitos casos não é possível com um equipamento automático.

Soluções Semiautomáticas

As soluções semiautomáticas suprem as necessidades de produção seriada e também de pequenas produções sob demanda que juntas alcançam um volume mediano.

É comum as empresas destacarem que sua produção é concentrada em determinadas épocas do ano, que existem picos inesperados ou que quando aparecem pedidos de quantidade elevada elas procuram terceirizar.

A terceirização é válida mas deve-se somar a ela os seguintes custos e riscos:

1) Produto final mais caro reduzindo o lucro final
2) Despesas com transporte
3) Indisponibilidade do terceiro
4) Uso de adesivos e materiais nem sempre de qualidade que interferem no produto final
5) Material mal-acabado
6) Prazo de entrega com atrasos
7) Criação limitada aos equipamentos e know-how do terceiro
8) Impossibilidade de atender pedidos com prazos curtos
9) Menor confiabilidade quando o cliente sabe que parte da produção é terceirizada
10) Seu cliente se torna conhecido e pode receber uma proposta melhor

Acabamento Gráfico

Assumir o acabamento gráfico é desafiador e precisa ser administrado como um negócio exclusivo para gerar o máximo de receita. Muitas empresas percebem a necessidade de equipamentos para acabamento depois de já terem tido problemas de qualidade, prazo com a terceirização ou quando ganham um pedido e não encontram com quem terceirizar.

A pergunta mais comum para um equipamento de capas duras por exemplo é; quantas capas ela faz por hora? Essa é uma resposta é variável de acordo com às Notas à Tabela mostrada anteriormente, a logística, o formato, os operadores e o tipo de produto influencia diretamente no rendimento do sistema.

Alguns gráficos entendem que o rendimento de um sistema semiautomático de produção não é satisfatório quando verificam que a produção semiautomática pode variar de 120 a 300 ou até 400 unidades por hora.

Hora de refletir

Pedimos então que reflitam sobre as seguintes questões:

A)Que tipo de solução semiautomática se está analisando?

Máquinas que não são modulares e possuem a coladeira e a dobradeira de abas fixadas à bancada de trabalho não podem aumentar a equipe de operadores e aumentar o volume produzido, nesses modelos geralmente só se é possível trabalhar com 1 (um) operador.

As versões que são modulares ganham nesse ponto por permitirem mais operadores.

B) Seu volume justifica a compra de um modelo automático usado?

Considerando uma média baixa (200/hora) das máquinas semiautomáticas chegamos a por volta de 30.000 capas/mês. São 360.000 capas em 1 ano, esse volume ainda não justifica um sistema automático que pode ultrapassar 2 milhões de capas por ano.

Faltou recurso?

C) Não tenho 30.000 capas/mês mas tem mês que preciso produzir 60.000 ou ainda mais.

Ainda vale mais a penas trabalhar 2 turnos com um modelo semiautomático que precisa de investimento menor, usa mão de obra que pode ser treinada com facilidade, que não ocupa espaço, que consome menos energia a investir em um equipamento automático usado.

D) Meu volume “entre safra” não justifica a compra de um modelo semiautomático, mas já estou sofrendo para produzir quando os meses mais ativos chegam.

Implemente novos produtos, o papelão revestido como dito no começo deste artigo é base para muito produtos. Procure planejar-se e antecipar etapas do que já possui histórico de vendas e foque em novas oportunidades atendendo novos mercados.

E) Existem versões com e sem alimentador automático do papelão. Qual escolho?

Responda a partir do tipo de produção que você possui. Se são 1500 unidades por dia a serem produzidas, mas com 5 formatos diferentes, então não opte pelo alimentador porque seu setup precisa por volta de 20 a 30 minutos de ajustes, dependendo do formato.

O alimentador é muito útil, mesmo para capas simples com apenas 1 pedaço de papelão, basta ajustá-la para alimentar 2 capas simultaneamente. Se tiver 3 ou mais pedaços, seu rendimento cairá, no entanto, o esforço físico é reduzido.
O trabalho manual bem executado é fundamental para o bom funcionamento do sistema porque este exige que o revestimento com cola seja sempre posicionado corretamente pelo operador sobre o esquadro da mesa, caso contrário o alinhamento não ficará bom.
O corte do material também é importante aqui para também garantir um bom registro.

Para maiores informações e contato, clique aqui.

 

www.maps-generator.com