Túnel Paulo Autran: Martelos Vibratórios viabilizam redução nos prazos e no impacto do entorno.

Túnel Paulo Autran

A Concepção do Projeto

O Túnel Paulo Autran foi uma solução pensada para facilitar o acesso a um estacionamento subterrâneo localizado no Aeroporto Internacional de Congonhas. A intenção do projeto era direcionar o trânsito na região, reduzindo os engarrafamentos provocados pelo volume crescente de passageiros.

Apesar da viabilidade econômica e dos benefícios óbvios, um grande desafio logístico precisava ser enfrentado: o impacto da construção no trânsito local. Com 310 metros de comprimento, 2 pistas e uma calçada, o espaço para a obras e o prazo necessário eram fatores limitantes que ameaçavam a empreitada.

Dessa forma, o projeto foi concebido de forma pioneira, sendo o primeiro túnel em toda América Latina constituído por estacas prancha, que fizeram parte da contenção, fundação e acabamento final. Na execução aplicou-se o método de trincheira aberta e o acabamento superior foi em vigas de concreto.

Tünkers Brasil Martillo Vibratorio Eléctrico

As Vantagens Construtivas

Todo o processo de cravação da obra foi desenvolvido por meio de martelos vibratórios hidráulicos e elétricos,

Que viabilizaram a metodologia construtiva escolhida.

Eles permitiram uma área de escavação reduzida, uma vez que o muro de contenção também constitui o fechamento lateral. Isso fez com que grande parte da obra fosse executada sem interferência no trânsito local.

Em seguida, podemos citar a agilidade de instalação dos elementos do projeto, reduzindo o prazo da obra e, como no caso anterior, o tempo de impacto da interrupção do trânsito.

Em relação aos métodos tradicionais, o prazo foi reduzido entre 20 e 30%. Caso uma solução alternativa, como parede diafragma fosse escolhida, isso representaria grandes inconvenientes quanto à quantidade de maquinário necessário e o tempo de execução.

Outros importantes benefícios secundários também foram obtidos. Notou-se economia devido à redução de equipamentos necessários e de mão de obra envolvida, redução do impacto ambiental,

Em relação aos métodos tradicionais, e redução do nível de ruído.

Os Martelos Vibratórios na Construção Civil

Diante do caso de sucesso apresentado, fica evidente a grande quantidade de benefícios advindos da aplicação de martelos vibratórios na construção civil,

Principalmente quando comparados com seus substitutos.

Se você quer entender melhor o funcionamento e as vantagens de aplicação desses equipamentos,

Acesse o vídeo abaixo e confira uma cravação a apenas 1 metro de distância do muro vizinho,

Durante o projeto Ligação Imigrantes.

Tünkers Brasil Martillo Vibratorio Eléctrico

Já neste vídeo, é possível constatar a impressionante redução de atrito lateral durante o processo:

Tünkers Brasil Martillo Vibratorio Eléctrico

 

www.maps-generator.com