Quando o assunto é Construção Civil, é de extrema importância conhecer os tipos e características dos solos. Isso porque, é o solo que vai determinar as fundações, estruturas e o tipo de edificação de uma determinada construção, além de garantir o sucesso do projeto. 

Para tornar a obra mais segura e confiável, a sondagem do solo deve ser a primeira etapa do processo construtivo. É importante ressaltar que, o conhecimento do solo deve ser feito através de estudos geofísicos. 

Com uma boa análise, é possível conhecer as características do terreno, como a espessura das camadas que o compõe, sua resistência, como a superfície vai se comportar ao receber pressão em cima dele e, caso exista, a localização do lençol freático. 

Recomendado para cravação de estacas prancha, perfis e tubos metálicos, colunas de brita e areia, o martelo vibratório é uma máquina muito utilizada na sondagem de solo, evitando erros e problemas na gravação de fundações. 

Problemas de fundação no solo podem impactar de forma grave um projeto, durante e após a construção. Por isso, a fundação é o alicerce necessário para que, com o tempo, não haja rupturas na estrutura do edifício e para que a obra se mantenha resistente. 

Os principais tipos de solo são divididos de acordo com a densidade da sua composição: 

 

Arenoso 

Composto predominantemente por areia, o solo arenoso se movimenta facilmente e é altamente permeável. Esse tipo de solo requer fundações profundas com estacas para garantir a segurança da estrutura. 

 

Argiloso

É o tipo mais comum de solo encontrado no Brasil. É com ele se fabrica tijolos, telhas, azulejos e  pisos cerâmicos. Esse tipo de solo possui grande capacidade de aglutinação, formando lama facilmente. Além disso, ele também é altamente denso quando não há umidade ou presença de água.


Siltoso

O solo siltoso é um intermediário entre a areia e a argila. Possui pouca coerência e, em contato com a água, se transforma em lama facilmente, o que dificulta a construção. Além disso, é comum a erosão e desagregação natural neste tipo de solo, demandando maiores cuidados e manutenção.

 

A Tünkers é pioneira na tecnologia de martelos vibratórios. Ideais para construções civil, ambientais e portuárias, o martelo vibratório proporciona redução de impactos, flexibilidade, além de redução de custos e prazos. Precisando de Martelo Vibratório para a sua obra? Entre em contato com a nossa equipe.

MARQUE A(S) ÁREAS DE INTERESSE: