Agregar ainda mais valor ao material impresso da sua gráfica é essencial para oferecer ao seu cliente um produto diferenciado em acabamento.
Pensando nisso, reunimos tudo o que você precisa saber sobre acabamento gráfico, que vai desde a sua importância, os principais tipos e as máquinas que são utilizadas para realizar esse serviço.
Confira:
Acabamento gráfico: qual a importância?
O acabamento gráfico transforma um material simples em algo sofisticado, que passa uma mensagem de qualidade e cuidado.
O ponto mais importante aqui é que não basta apenas fazer um acabamento gráfico, ele deve ser feito com muita qualidade, caso contrário não surtirá o efeito esperado e pode até mesmo inutilizar o material impresso.
Cada tipo de acabamento pode exigir um tipo de papel, tiragem e impressão adequada, garantindo que o acabamento funcione perfeitamente.
Leia nosso blog sobre Indústria gráfica 4.0: você sabe o que é?
Conheça os principais tipos de acabamento gráfico
Corte
O acabamento gráfico começa no corte.
Alguns produtos podem precisar de formato diferenciado e os cortes podem ser feitos a laser ou com facas específicas para essa função.
Os cortes feitos a laser são recomendados para projetos que exigem alto nível de precisão e personalização.
Quando o assunto são facas, existem os formatos padrões retos que são usados por muitas gráficas, mas também é possível montar facas com formatos especiais como corte redondo.
Como, por exemplo, a Canteadeira, utilizada para fazer cortes de revestimentos e que tem como vantagem a possibilidade de fazer cortes retos e redondos.
Laminação
A laminação é utilizada em diversos tipos de papéis, tem como função enriquecer o material e proteger a impressão de possíveis danos no manuseio.
Pode ser fosca ou brilhante e consiste na aplicação de uma camada fina de plástico sobre o impresso.
O acabamento fosco é muito utilizado para materiais que contém muito texto, já o acabamento brilhante é ideal para fotos.
Verniz
Verniz é um tipo de acabamento gráfico que pode ser usado sozinho ou também aliado à laminação.
O objetivo é trazer um alto brilho para a peça aplicada, o que pode ser feito na peça inteira ou de forma localizada.
Relevo
O relevo é um acabamento próprio para materiais que tenham gramatura acima de 180g. Traz sofisticação, ao gravar uma imagem no papel e a deixa sensível ao toque.
Há ainda muitos outros tipos de acabamento gráfico: encadernação, borda, dobras, vincos, lombada quadrada, plastificação, refile, empastamento entre outros
Dobra e vinco
O vinco serve como uma linha guia para dobrar os papéis, além de impedir que o papel seja danificado ao dobrar, mantendo a qualidade do impresso.
Geralmente feitos manualmente, a dobra e o Vinco são acabamentos que podem ser automatizados também com a Canteadeira, por exemplo.
O acabamento gráfico e as máquinas de acabamento
Com o acabamento gráfico, um simples impresso pode se tornar um material de destaque que chame atenção das pessoas através da nobreza e requinte.
Existem gráficas especializadas apenas no acabamento de material impresso e outras que fazem todas as etapas do processo.
Se o objetivo da sua gráfica é se tornar especializada em acabamento ou fazer todas as partes do processo, é preciso encontrar um maquinário de qualidade para que suas entregas não sejam comprometidas.
Sua gráfica irá precisar de sistemas automáticos, encadernadoras, máquinas de dobrar, grampeadeiras, canteadeiras, coladeiras, dobradeiras, prensas, guilhotinas, etc.
Temos a solução ideal para implementar e modernizar sua linha de acabamento gráfico.
Tudo para a sua empresa poder projetar linhas de produção muito mais eficientes, versáteis e rentáveis!
Com as máquinas de acabamento gráfico Tünkers é possível:
- Integrar processos;
- Usar a tecnologia a favor do seu negócio;
- Contar com equipamentos de qualidade;
- Prevenir potenciais falhas;
- Automatizar seu processo produtivo;
Conheça nossa ampla linha de produtos para a Indústria Gráfica.