Com a modernização e a tecnologia, as indústrias passaram a adotar sistemas automatizados para aumentar a eficiência e a produtividade no trabalho.
A ampla adoção desses sistemas, fez com que o mercado de automação industrial crescesse globalmente.
Hoje, a automação está nas fábricas, prédios, escritórios e até mesmo dentro de nossas casas.
Neste blog, veremos os diferentes tipos de sistemas de automação, diferentes níveis em uma típica aplicação e muito mais.
O que é automação?
A automação ocorre basicamente quando atividades operacionais repetitivas, simples ou até mesmo complexas.
Passam a ser feitas por meio de máquinas ou dispositivos eletrônicos, com redução da intervenção humana nos processos de comando manual, com auxílio de equipamentos mecanizados, de forma a produzir mais com menor chance de erro.
Automação industrial
Vamos entender agora o que é automação industrial.
A automação industrial é aplicada para melhorar e automatizar o processo produtivo de uma indústria em diversas áreas: linha de produção, logística, dados e gerenciamento.
Nesse segmento da automação, tarefas repetitivas realizadas por mão de obra humana são automatizadas para serem feitas por um maquinário previamente programado.
Além da redução de custos, há a diminuição de erros, inerente ao trabalho manual e também há o aumento da produtividade.
Leia nosso blog sobre os avanços em “Tecnologia no agronegócio: conheça as 4 principais inovações para o ramo“.
Tipos de automação industrial:
Fixa
- Um dos tipos de automação industrial é o Sistema de Automação Fixo é geralmente usado em processos de fluxo contínuo, como transportadores e sistemas de produção em massa e raramente necessita de uma reconfiguração nessas funções.
Programável
- No Sistema de Automação Programável, a sequência de operações, bem como a configuração do maquinário, pode ser alterada por meio de controles eletrônicos.
- Este sistema requer uma quantidade significativa de tempo e esforço para reprogramar as máquinas e, geralmente, é usado na produção de mercadorias diferentes.
Flexível
- Um dos tipos de automação industrial é o Sistema de Automação Flexível que é sempre controlado por computadores e, muitas vezes, são implementados onde o produto varia com frequência. As máquinas CNC são o exemplo de aposta para este sistema.
- O código dado pelo operador ao computador é único para um determinado trabalho e com base no código, a máquina adquire as ferramentas e equipamentos necessários para a produção.
Automação Predial
A automação predial é aplicada para automatizar as rotinas e tarefas de um prédio ou condomínio e tem o objetivo de proporcionar segurança, economia e conforto.
Exemplos de automação predial:
- Luzes: acionamento automático na presença de pessoas ou por meio de rotinas com horários pré-definidos.
- Segurança: controle de acesso com biometria ou reconhecimento facial, sensor de presença, monitoramento por CFTV, detecção de alarme de incêndio.
- Climatização: controle e programação de aquecedores e ar-condicionado de forma remota.
Automação residencial
A automação sempre tem como objetivo facilitar a vida das pessoas e economizar tempo em tarefas que são simples. Por isso, ela também chegou às residências.
Ela funciona conectando aparelhos “inteligentes” para que eles se comuniquem, por exemplo.
Imagine essa situação: o seu despertador toca, a sua persiana abre, a luz é acesa suavemente, o seu celular dá play no seu podcast de notícias favorito e você começa a sentir o cheirinho de café que vem da cozinha, que está sendo preparado pela sua cafeteira automática.
Isso é apenas uma das possibilidades, visto que a automação residencial atua e oferece benefícios especialmente em três pilares: conforto, segurança e economia.
A Tünkers desenvolve soluções personalizadas e inovadores de acordo com as demandas da sua empresa, clique aqui e saiba mais!
A Tünkers está pronta para fornecer as melhores soluções com uma ampla gama de produtos de alta qualidade.
Fale com nossa equipe de especialistas e veja como podemos ajudar a sua empresa a atingir novos níveis de produtividade.
Para saber mais, acesse Tünkers do Brasil.