Desde o século XVIII, a indústria produtiva tem-se valido de novas tecnologias para aumentar o ritmo nas produções de bens de consumo.
A automação industrial é uma dessas inovações que revolucionam o setor. A aplicação de tecnologias para controlar e monitorar processos de produção, substituindo tarefas repetitivas realizadas por humanos.
Esse é um processo que acontece há muitos anos e se torna cada vez mais sofisticado. Além de tornar o processo mais rápido, possibilita a eliminação de erros causados pela ação humana.
A integração de automação pode minimizar erros humanos em linhas de produção, garantindo uma produção mais consistente e de alta qualidade.
A segurança no ambiente de trabalho é aumentada com a automação industrial, pois as máquinas podem realizar tarefas perigosas que antes eram feitas por humanos.
A implantação da automação industrial é feita por estudos e da observação de especialistas, que conseguem captar quais erros ocorrem numa produção.
Após isso, máquinas são projetadas para que determinadas funções sejam desempenhadas de forma mais eficiente.
Empresas estão investindo em automação industrial para reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência.
Muitos pensam que a automação industrial é uma forma de eliminar cargos de trabalho; entretanto, o que acontece é muito diferente disso!
Na realidade, toda automação industrial promove uma transformação no mercado de trabalho.
Novos segmentos são criados e, com eles, surgem novas funções mais estratégicas, onde os colaboradores podem exercer sua capacidade de criação.
A automação industrial e seus avanços
Ao longo da história humana, nós tivemos algumas fases que foram marcos na evolução da automação industrial.
- Indústria 1.0
A primeira revolução industrial, chamada também de Indústria 1.0, aconteceu quando foram introduzidas máquinas movidas a vapor, que transformaram a produção manual em produção mecânica, aumentando o seu ritmo.
- Indústria 2.0
Na segunda revolução industrial, também chamada de Indústria 2.0, foi o início das linhas de produção como conhecemos hoje, com trabalho segmentado e máquinas movidas à energia elétrica.
A automação industrial começou a ganhar forma, com sistemas que podiam ser controlados por operadores humanos para aumentar a produtividade.
- Indústria 3.0
A terceira onda da Revolução Industrial, conhecida como Indústria 3.0, deixou as produções ainda mais automáticas, através da eletrônica e robótica aliadas à tecnologia da informação.
A automação industrial nessa fase incluía o uso de robôs e sistemas de controle para operações repetitivas, o que permitiu uma grande melhoria na precisão e qualidade dos produtos.
- Indústria 4.0
Atualmente, vivemos a quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0. O estado tecnológico da Indústria 4.0 ainda é um conceito em desenvolvimento, mas já podemos falar de alguns de seus pilares!
A internet das coisas
A automação industrial na Indústria 4.0 envolve a Internet das Coisas, onde equipamentos se conectam entre si e com seres humanos.
Muitas pessoas já têm em suas casas dispositivos desse tipo, como relógios inteligentes que se conectam aos celulares e fornecem dados ao usuário.
Esse conceito está sendo aplicado na indústria, permitindo que, se um equipamento na linha de produção falhar, todas as outras máquinas sejam informadas e não dependam da ação humana para identificar falhas.
Tempo real e análise de dados
Com o avanço da internet e a chegada da Rede 5G de dados móveis, a Indústria 4.0 pretende funcionar em tempo real, acompanhando a demanda de mercado e gerando dados continuamente para que tomadores de decisões façam escolhas rápidas e assertivas.
Automação industrial permite uma resposta mais rápida às mudanças de demanda do mercado, com análises de dados que podem otimizar processos em tempo real.
Modularidade
Hoje, as máquinas responsáveis pela automação industrial realizam tarefas específicas.
O próximo passo na Indústria 4.0 é que essas máquinas funcionem por módulos, ou seja, uma máquina pode ter diversas partes que serão acopladas e desacopladas, gerando funções diferentes em um mesmo equipamento.
Automação industrial inclui tecnologias como PLCs, SCADA e sistemas de controle distribuído, que possibilitam essa modularidade e flexibilidade nas operações.
A automação industrial é essencial para alcançar altos níveis de precisão e qualidade, garantindo que os produtos finais atendam aos padrões exigidos pelos consumidores.
Com a automação industrial, as empresas podem monitorar e otimizar processos em tempo real, reduzindo o desperdício e melhorando a eficiência geral da produção.
Conheça os tipos de solo e suas características para garantir que o projeto de construção seja seguro e eficaz desde o início.
A Tünkers é uma empresa especializada em soluções inovadoras e sustentáveis.
Oferecemos uma ampla gama de equipamentos, incluindo aplicadores de cola, máquinas de acabamento e sistemas de automação, que garantem eficiência e alta qualidade na produção.