A Automação Industrial promove o aumento de eficiência de sistemas e processos produtivos. A Correia Dentada pode ser utilizada como solução alternativa à Corrente Central, trazendo benefícios e vantagens.
A correia dentada é um dos componentes dos transportadores de acumulação APM. Os mesmos têm sua aplicação ligada ao deslocamento de cargas, agilizando o processo e eliminando boa parte da necessidade de esforço humano.
Tratam-se de elementos modulares constituídos por um conjunto de engrenagens. As mesmas recebem energia de um sistema de alimentação e convertem-na em energia mecânica. Seu giro traciona uma base móvel, posta em movimento de maneira cíclica.
A correia dentada é o componente tracionado e transmite a energia do equipamento para a carga por meio do atrito estabelecido com a mesma. Tal processo é facilitado pelos dentes que compõem a correia, reduzindo os deslizamentos e garantindo o transporte.
Elemento Alternativo: Corrente Central
Um dos recursos de automação industrial aplicados tradicionalmente aos transportadores descritos é a corrente central. Ela desempenha papel semelhante ao da correia dentada, no entanto apresenta algumas diferenças quanto ao desempenho.
Exigindo diversas intervenções para manter seu funcionamento de forma adequada, a corrente deve ser esticada e lubrificada constantemente. Além disso, não se mostra isenta da necessidade de processos de manutenção.
Vejamos agora as características que tornam a correia dentada um elemento de automação industrial mais interessante do que a corrente central, quanto à sua aplicação nos transportadores APM.
Os Benefícios da Correia Dentada
Diversas características mostram quão vantajosa é a utilização da correia dentada. Primeiramente, sobre a compatibilidade e adaptação aos transportadores APM, temos 3 aspectos importantes:
– Simplicidade em sua instalação e substituição;
– Ausência de necessidade de desmontagem do equipamento;
– Desvios mínimos acumulados devido à correia dentada.
Sobre as principais contribuições relacionadas à intervenção humana no processo, temos:
– Menos programação para o controle da corrente;
– Maior segurança do operador;
– Menos ruído durante a operação.
Todos os benefícios citados acima contribuem de alguma forma com a redução de custos do processo, porém aqueles que apresentam impacto direto sobre esse quesito são:
– Não ocorre estiramento da correia;
– Redução de manutenções;
– Ausência de lubrificação e de todos os acessórios necessários;
– Solução limpa.
E Para Finalizar…
Com tudo isso é fácil concluir o quanto a aplicação da correia dentada como elemento de automação industrial pode ser vantajosa. Ela favorece a produtividade do processo ao contribuir com mais simplicidade, economia e comodidade para os elementos.
Trata-se do tipo de incremento que, com o tempo, pode representar um impacto significativo para a organização. Isso se torna evidente quando se considera o grande volume de operações desempenhadas ao longo de cada ano e todo o dinheiro que se pode perder devido a pequenas falhas de produtividade que, com o tempo, se convertem em ineficiência.
Leia a respeito da automação industrial no nosso artigo