Túnel Paulo Autran
O Nascimento do Projeto Túnel Paulo Autran
O Túnel Paulo Autran foi uma solução pensada para facilitar o acesso ao estacionamento subterrâneo no Aeroporto Internacional de Congonhas. A intenção do projeto era direcionar o trânsito na região, reduzindo os engarrafamentos provocados pelo volume crescente de passageiros.
Apesar da viabilidade econômica e dos benefícios, um grande desafio logístico precisava ser enfrentado: o impacto da construção no trânsito local. Com 310 metros de comprimento, 2 pistas e uma calçada, o espaço para a obras e o prazo necessário eram fatores limitantes que ameaçavam a empreitada.
Assim, o projeto foi concebido de forma pioneira, sendo o primeiro túnel em toda América Latina constituído por estacas prancha, que fizeram parte da contenção, fundação e acabamento final. Na execução aplicou-se o método de trincheira aberta e o acabamento superior foi em vigas de concreto.
As Vantagens Construtivas
Todo o processo de cravação da obra foi desenvolvido por meio de martelos vibratórios, que viabilizaram a metodologia construtiva escolhida.
Eles permitiram uma área de escavação reduzida, uma vez que o muro de contenção também constitui o fechamento lateral. Isso fez com que grande parte da obra fosse executada sem interferência no trânsito local.
Em seguida, a agilidade de instalação dos elementos do projeto, reduzindo o prazo da obra e, como no caso anterior, o tempo de impacto da interrupção do trânsito.
Em relação a outros métodos, o prazo foi reduzido entre 20 e 30%. Se fosse uma solução alternativa, isso representaria grandes inconvenientes quanto à quantidade de maquinário necessário e o tempo de execução.
Outros benefícios também foram obtidos. A economia devido à redução de equipamentos necessários e de mão de obra envolvida, redução do impacto ambiental, em relação aos métodos por precursão, e redução do nível de ruído.
Os Martelos Vibratórios na Construção Civil
O que fica evidente a grande quantidade de benefícios advindos da aplicação de martelos vibratórios na construção civil.
Pra você entender melhor o funcionamento e as vantagens de aplicação desses equipamentos, temos alguns videos que mostram o funcionamento.
Acesse o vídeo abaixo e confira uma cravação a apenas 1 metro de distância do muro vizinho, durante o projeto Ligação Imigrantes.
Já neste vídeo, é possível constatar a impressionante redução de atrito lateral durante o processo: