Sistema de Automação
Uma das maiores revoluções organizacionais da história está em andamento. A Indústria 4.0 está mudando a realidade de negócios de todos os portes e segmentos, à medida que a tecnologia deixa de ser um diferencial e se torna o principal fator competitivo da atualidade.
Vejamos os princípios que constituem esse movimento, os impactos disso para as empresas e as soluções Tünkers que viabilizam a adaptação às novas demandas e desafios desse mercado em mutação.
Os Pilares da Indústria 4.0
Também conhecida como quarta revolução indústria, a Indústria 4.0 é constituída de 6 pilares principais que se referem diretamente à forma como negócios desempenham suas atividades:
Princípio 1: Interoperabilidade
Interoperabilidade se refere à conexão estabelecida entre as pessoas e as máquinas que compõem o sistema produtivo, possibilitando a comunicação constante. Isso é possibilitado pela Internet das Coisas e representa ganhos em termos de qualidade de propagação da informação, agilidade e confiabilidade.
Princípio 2: Descentralização
Trata-se do maior nível de autonomia concedido a sistemas para tomada de decisões sem a intervenção humana. Isso automatiza um grande volume de atividades, proporcionando aumento de produtividade e redução dos custos processuais.
Princípio 3: Virtualização
Consiste na captação de dados do processo produtivo por meio de sensores distribuídos estrategicamente ao longo do sistema. Dessa forma, obtém-se uma interface fidedigna da operação, alimentada à medida que os ciclos produtivos são executados.
Princípios fundamentais:
Princípio 4: Modularidade
Esse princípio se constitui em uma importante estratégia que viabiliza adaptações ao longo do sistema em função das demandas momentâneas. A fábrica é estruturada em módulos facilmente customizáveis para etapas específicas, possibilitando ao negócio variar sua atuação de acordo com novas condições de atuação.
Princípio 5: Orientação a Serviço
Esse conceito indica a forma de orientação dos softwares que compõem o ambiente virtual do sistema. Isso cria restrições que padronizam o desenvolvimento das atividades e asseguram o cumprimento das regras de negócio.
Princípio 6: Capacidade em Tempo Real
O último princípio é um dos mais importantes, uma vez que se refere diretamente aos reflexos da Indústria 4.0 para a gestão industrial. A capacidade em tempo real significa receber continuamente informações de interesse para avaliação do desempenho do sistema. Assim, as decisões se tornam, além de assertivas, muito mais ágeis.
Cada um desses pilares representa uma revolução à parte, por conduzirem as linhas de produção muito mais autônomas, controladas e enxutas. A partir de sistemas informatizados, dados e equipamentos de última geração, estruturas altamente produtivas são criadas e expandem as possibilidades de indústrias pertencentes a todos os seguimentos.
Vejamos agora, alguns das principais soluções Tünkers que constituem esse movimento e como elas podem mudar a realidade industrial.
- A Esteira de Acúmulo
A Esteira de Acúmulo Tünkers é um dos principais equipamentos para transporte de cargas em linhas de produção. Um dos princípios mais acentuados neste caso é o da modularidade, uma vez que se trata de um equipamento compacto e adaptável a vários sistemas distintos que exijam a movimentação.
- Os Dosadores
Aplicados na automação da dosagem industrial, esses equipamentos são adequados a múltiplos segmentos. Sua grande contribuição se refere ao elevado aumento de controle que proporcionam aos processos nos quais são aplicados. Para saber mais sobre o funcionamento e os componentes do sistema.
- A Tecnologia de Soldagem
A soldagem é uma das principais etapas de processos produtivos em que a mesma está envolvida. Ela assegura a estabilidade do produto final, sendo responsável pela união de componentes metálicos que não podem se soltar durante a aplicação.
Através da soldagem por pontos de resistência, a Tünkers oferece uma solução automatizada, que agiliza o funcionamento da linha de produção e assegura a qualidade do produto final.
Acesse nosso artigo (artigo tecnologia de soldagem) sobre o assunto e saiba mais.
- Os Grampos Elétricos
Os grampos elétricos Tünkers são aplicados na fixação de chapas. Trata-se de uma etapa produtiva que unifica dois elementos, sendo de grande importância para o desempenho do produto final. Além de assertivos, os grampos são ágeis, construindo uma importante fonte de economia e tempo.
- Mesa Giratória
As Mesas giratórias Tünkers são projetadas visando a otimização da linha de produção. Graças ao seu movimento circular, que pode ser programado para vários ângulos de rotação, é possível gerar a interação dos itens produzidos com vários outros elementos distribuídos na área de operação.
Muitas outras soluções Tünkers funcionam como ponto de partida para a automação industrial. São equipamentos que constituem amplas inovações, passíveis de aplicação em diversos segmentos. Lembre-se que em bem pouco tempo, todo negócio dependerá de formas de automação para se manter competitivo diante de um mercado com um volume cada vez maior de concorrentes.