Quer saber como otimizar os processos de produção da sua indústria, melhorando o tempo gasto e reduzindo custos com um CLP (Controlador Lógico e Programável)? Então, acompanhe essa leitura até o final.
Neste blog, vamos explicar o que é o CLP, como ele funciona e suas vantagens, além de uma breve história sobre sua criação e evolução.
Controlador lógico programável (CLP): o que é?
O Controlador Lógico Programável é um equipamento de controle industrial que possui hardware e software ajustados para melhorar o desempenho de atividades industriais, automatizando, controlando e monitorando máquinas, processos específicos ou linhas de produção.
Ele é projetado para atuar em diversos ambientes de uma indústria, suportando sujeira e poeira, altas temperaturas, ruídos e vibrações.
Além disso, o equipamento é bastante flexível e possibilita interface com outros dispositivos.
Um pouco sobre a história do CLP
O Controlador Lógico Programável foi criado inicialmente para a indústria automobilística no fim da década de 1960, nos Estados Unidos.
Ele surgiu para substituir os painéis de relés e controlar os sensores e atuadores por meio de uma programação pré-definida.
Seu maior objetivo era sanar a dor relativa às produções de grande porte e necessidades distintas.
Automação de processos industriais
O controlador pode ser utilizado em linhas de produção como as de montagem, em indústrias automobilísticas, construção civil, automação predial, farmacêuticas e gráficas, por exemplo.
Isso porque, ele é utilizado para comandar e monitorar vários tipos de máquinas, funcionam recebendo informações de sensores e dispositivos, processando dados e controlando atuadores e dispositivos conforme foi programado.
Ele pode registrar os dados em tempo real, como: temperatura de operação, produtividade e até iniciar e interromper um processo.
Outro ponto importante de destacar é que o CLP conta também com versões virtuais de teste e avaliação, onde os programas podem ser testados, validados e corrigidos, poupando tempo e otimizando o processo de produção.
Como o CLP funciona?
Um Controlador Lógico Programável é um dispositivo utilizado para automatizar processos industriais.
Ele funciona recebendo informações de sensores e dispositivos de entrada, processando esses dados de acordo com um programa predefinido e controlando dispositivos de saída para realizar uma tarefa específica.
Vamos entender melhor como ele opera:
Entradas
As entradas de um CLP são os pontos onde o dispositivo recebe sinais do ambiente externo. Esses sinais podem ser de dois tipos:
- Sinais analógicos: são contínuos e variam em amplitude. Exemplos incluem temperaturas, níveis de líquidos e pressões. O CLP usa conversores analógico-digital para interpretar esses sinais.
- Sinais digitais: são binários (ligado/desligado) e indicam condições específicas, como a presença de um objeto ou o acionamento de um botão.
Essas entradas fornecem ao CLP as informações necessárias para monitorar e reagir ao estado do sistema.
Saídas
As saídas são os pontos onde o CLP envia comandos para atuar no sistema.
Assim como as entradas, as saídas também podem ser analógicas ou digitais:
- Saídas analógicas: controlam dispositivos que requerem ajustes variáveis, como a velocidade de um motor ou a intensidade de uma luz.
- Saídas digitais: controlam dispositivos de estado binário, como o ligar/desligar de um motor ou abrir/fechar de uma válvula.
A informação processada pelo CLP é utilizada para determinar as ações das saídas, controlando o processo automatizado.
Dispositivo de programação
O dispositivo de programação é uma interface que permite ao usuário configurar e programar o CLP. Ele inclui:
- Processador: o “cérebro” do CLP, que executa o programa de controle. Ele processa os dados das entradas, executa as instruções do programa e envia comandos para as saídas.
- Memória: armazena o programa do usuário e os dados de processo. Pode incluir memória RAM para dados temporários e memória ROM para armazenamento permanente do programa.
O dispositivo de programação permite que o CLP seja configurado para realizar tarefas específicas, como monitorar uma linha de produção, controlar sistemas HVAC, ou gerenciar redes de distribuição de energia.
Quais são as vantagens do CLP em uma linha de produção?
- São programáveis, permitindo alterar os parâmetros de controle;
- Representam menor custo para circuitos complexos;
- Apresentam interface de comunicação com outros CLPs e computadores de controle;
- Produção eficiente;
- Monitoramento on-line, permitindo o acompanhamento dos processos em tempo real;
- Manutenção com o próprio CLP indicando a existência de erros;
Leia nosso blog sobre como a tecnologia ajuda a reduzir custos na produção agrícola em “Produção agrícola: como a tecnologia ajuda a reduzir custos e aumentar a produtividade?“.
Agora que você já sabe a importância do CLP para a automatização dos processos de fabricação, que tal aperfeiçoar sua produção e estar sempre à frente de seus concorrentes? A Tünkers pode ajudar!
Os produtos de Automação Tünkers são desenvolvidos e preparados para receber toda a tecnologia CLP da sua empresa.
Ficou interessado? Está precisando aumentar a produtividade na linha de produção da sua empresa?
Conheça os módulos de automação Tünkers e solicite uma visita de nossos consultores.