A linha de produção de uma empresa é um dos setores mais importantes. Isso porque é na linha de produção que os projetos ganham vida, ou seja, onde os produtos que agregam na vida de empresas e pessoas são produzidos.

Essa etapa é de grande importância no setor empresarial, pois tem uma demanda grande por qualidade, administração de recursos e rapidez.

Por isso, o ganho de eficiência na linha de produção deve ser um  foco contínuo na agenda de gestores, principalmente porque estamos falando de uma área de grande amplitude em que há muita intervenção humana.

Torne a sua empresa mais competitiva montando uma linha de produção adequada

Adote metodologias de gestão

Você pode adotar uma ou diversas metodologias, que ajudarão a manter a produtividade na sua linha de produção, como:

  • Six Sigma: essa metodologia traz a filosofia de eficiência na resolução de problemas.
  • Manutenção da Produtividade Total (MPT): trata-se do trabalho com modelos preventivos que ajudam a manter a rotina e diminuir o tempo de inatividade de algum setor produtivo.
  • Kaizen: essa é a metodologia de melhoria contínua onde há a eliminação de qualquer processo que resulte em desperdício.
  • Kanban: é uma metodologia de gestão à vista, onde todos os envolvidos têm a oportunidade de visualizar as etapas e avanço da produção.
  • Lean: Não é apenas uma metodologia de gestão, mas também, uma filosofia que foi criada no sistema Toyota de produção, que visa a produção puxada, ou seja, que busca somente atender a demanda existente, visando a redução de custos e o combate aos desperdícios.

Essas metodologias podem ser usadas isoladamente ou combinadas para gerir e aplicar a melhoria continua a sua linha de produção e seus processos .

Fique de olho no fornecedor

A escolha dos fornecedores é algo fundamental na montagem de uma linha de produção.

É sempre importante reiterar que nem todo fornecedor terá uma matéria-prima confiável e de qualidade, além desse tipo de problema, você pode se deparar com fornecedores que atrasam as entregas, comprometendo a sua linha de produção.

Um item faltante na sua linha de produção, pode fazer com que ela fique totalmente parada, o que acarretará grandes prejuízos, tanto internamente, como externamente, perante aos seus clientes.

Faça uma extensa pesquisa e conte com fornecedores confiáveis, que entreguem produtos com a qualidade esperada e dentro dos prazos.

Automação de processos 

Quando o assunto é automação de processos em linhas de produção, cada tipo de indústria e produto terão suas particularidades.

O ponto principal para automatizar seus processos de forma que seus custos sejam reduzidos ao máximo, é mapear as etapas da sua linha de produção, e depois contar com especialistas para desenvolver soluções personalizadas para realizar a automação industrial da sua linha de produção.

A Tunkers conta com soluções nas áreas de: fixação, garras, conformação, solda, dosagem, mesas giratórias, acumuladores e transportadores.

Trabalhamos com soluções personalizadas que se adaptam a necessidade da linha de produção da sua empresa, se você quer saber mais, entre em contato conosco!