Saiba mais sobre a Indústria 4.0 e o que ela significa para o futuro da humanidade. 

Você já deve ter ouvido falar na revolução tecnológica que vem ocorrendo na indústria de maneira geral, onde todos os processos e ações do setor contam integralmente com o apoio da tecnologia e dos sistemas de informação.

Este apoio tem abrangido todos os setores da economia do setor primário ao setor terciário. A indústria gráfica não está na contramão. Veja mais sobre os conceitos e suas características no decorrer do artigo.

Indústria 4.0 e Gráfica 4.0

A indústria 4.0 é um termo utilizado para denominar a chamada Quarta Revolução Industrial. É  o momento atual da indústria ao redor do mundo onde ferramentas e tecnologias de ponta são os pilares dos processos de gerenciamento e produção.

Se a Primeira Revolução Industrial era caracterizada pelo uso de máquinas a vapor e soluções mecânicas, a indústria 4.0 utiliza o melhor da tecnologia descoberto até o momento para turbinar e aperfeiçoar os processos de produção.

O termo Indústria 4.0 foi utilizado em meados de 2011 durante a maior vitrine industrial do mundo, a Feira de Hannover, ocasião em que um grupo propôs um plano estratégico de aplicar a alta tecnologia na manufatura.

Desde então este conceito e aplicação vem sendo utilizado pela indústria, incluindo a indústria gráfica, onde soluções tecnológicas como a inteligência artificial e a robótica permitem mais eficiência produtiva e como resultado, maior margem de lucro.

De modo geral, a indústria 4.0 é um conceito utilizado para que as empresas alcancem patamares de crescimento cada vez maiores.

A gráfica 4.0 também é um setor que tem se beneficiado muito com o uso das tecnologias e inovações através da indústria 4.0. Soluções robóticas e programas de inteligência artificial têm sido grandes aliados da gráfica 4.0.

Principais inovações da Gráfica 4.0
  • Transformação digital: Diz respeito à atualização dos processos da indústria moderna;
  • Iot ( Internet das coisas): A conexão entre os equipamentos inteligentes por meio da internet, permitindo reunir e analisar informações em tempo real;
  • Ia (Inteligência Artificial): a capacidade das máquinas de aplicar os processos mais recomendados para cada ação da indústria;
  • Big Data: O Big Data é o banco de dados armazenados e que podem ser lidos e analisados pela inteligência artifical, com o intuito de aplicarem as melhores decisões;
  • Machine Learning: o aprendizado autônomo das máquinas por meio dos dispositivos inteligentes e análise dos dados.
Vantagens da Tecnologia na Gráfica 4.0

Redução de Custos: Implica na menor utilização de capitais e recursos financeiros em todas as etapas diferentes da produção;

Aumento da produtividade: Permite que a produção alcance patamares recordes de produção com a ajuda da tecnologia;

Maior Qualidade dos produtos: As soluções tecnológicas ajustam a qualidade uniforme e integral em todas as etapas de cada processo;

Maior Competitividade: Com produtos de maior qualidade e perfeição, obtêm-se uma competição necessária para todos os ramos da indústria.

A indústria 4.0 é necessária para o futuro da indústria moderna que a cada dia proporciona maior resolução de problemas da humanidade visando melhorar a vida das bilhões de pessoas que vivem ao redor do mundo.