O Martelo vibratório é um equipamento inovador, que oferece diversas vantagens em relação a outros métodos utilizados para cravação de elementos nas obras.
Para empresas que buscam maior produtividade, economia e diminuição no tempo da obra, esse equipamento é uma excelente solução, principalmente em área urbanas.
Vamos entender mais sobre a economia de tempo na obra através do martelo vibratório.
O que é o martelo vibratório?
O martelo vibratório é um equipamento usado em obras de construção civil para extrair ou cravar elementos metálicos no solo.
Eles podem ser elétricos, que são aqueles alimentados por um gerador ou podem ser hidráulicos, que funcionam com pressão hidráulica.
Os modelos são variáveis, tudo irá depender da característica dos elementos usados na obra e também do tipo solo em que os componentes serão cravados.
A redução do cronograma da obra utilizando martelos vibratórios
O segredo para ter velocidade na obra com o martelo é a sua vibração. Dessa forma, é possível cravar um elemento metálico em minutos no solo. Basicamente, o martelo vibratório anula o atrito lateral do elemento metálico a ser cravado, restando apenas o atrito de ponta, o que reduz em muito a resistência de penetração.
Em contrapartida, sem o uso dele, esse mesmo procedimento poderia levar dias , talvez semanas, se utilizado outros elementos, no caso concreto.
É importante mencionar o quanto esse equipamento é versátil, permitindo uma perfeita atuação em solos com diferentes características, até mesmo os submersos.
A redução do cronograma com a utilização do martelo vibratório também está relacionado a sua capacidade de operar em espaços reduzidos e semi-confinados.
Outro ponto importante é o seu sistema de vibração, que possui reverberações quase nulas no entorno, inclusive nos guindastes que são usados para erguer e posicionar os elementos, os martelos Tünkers possuem um sistema de amortecedores de vibração, patenteados, que impedem a transmissão de vibração para o guindaste, seja ele telescópico ou treliçado.
Além disso quando o assunto é economia, esse tipo de equipamento traz uma necessidade menor de mão de obra.
Aplicações do martelo vibratório
As aplicações deste equipamento são inúmeras, confira:
- Obras de metrô
- Fundações
- Paredes de contenção
- Plantas eólicas
- Túneis
- Barragens
- Reforço de margem de rios
- Canalização e desvios de córregos
- Drenagens
- Portos
- Cais
- Diques secos
- Subsolos
- Ensecadeiras
Gostou de saber mais sobre o martelo vibratório? Continue acompanhando nosso conteúdo!