O setor gráfico traz um verdadeiro desafio para as empresas: enquanto, por um lado, o avanço da tecnologia e a digitalização da informação prejudicaram a indústria gráfica de alguma forma, do outro lado, vemos que a tecnologia é uma aliada para trazer diferencial ao mercado de impressões.

Pensando nisso, nesse artigo, vamos apresentar algumas inovações propostas pela tecnologia a indústria gráfica.

A integração dos meios de impressão com a computação cognitiva

A inteligência artificial, que já é uma realidade no nosso dia a dia, veio para auxiliar na forma em que vivemos, trabalhamos e produzimos.

Na indústria gráfica, a tecnologia de inteligência artificial pode ajudar a melhorar o setor produtivo e também a qualidade dos serviços, auxiliando na melhor escolha do processo gráfico e diminuindo custos.

Essa tecnologia pode indicar, sem intervenção humana, por exemplo, se uma imagem atende a determinado padrão ou finalidade, escolhendo o melhor processo de execução.

Gráficas digitais 

Gráficas que trabalham com impressão offset (impressão tradicional) ainda tem uma grande relevância no mercado. A propósito, quando alguma demanda exige um alto volume ou grande formato, esse continua sendo o método mais vantajoso.

Esse é um processo de produção mais longo e que exige mais etapas.As gráficas digitais ou chamadas gráficas rápidas tem como base o uso do computador.

Elas garantem maior velocidade na entrega para o cliente e também, graças ao uso do computador, têm a possibilidade de trabalhar com impressões personalizadas e que demandem baixas tiragens.

Trabalhar com esses dois processos de impressão, garante a empresa  versatilidade no atendimento ao cliente,  atendendo diversas demandas e amplia a sua capacidade de entrega.

A impressão 3D 

A impressão 3D é um novo mercado que tem crescido nos últimos anos. É uma grande tendência e uma ótima opção para diversificar os negócios através de uma tecnologia inovadora. 

Abre-se aqui uma possibilidade para trabalhar com entregas de brindes personalizados, que em alguns casos podem ser muito mais baratos utilizando a tecnologia da impressora 3D do que por meios comuns.

A inovação que a impressão 3D traz para indústria gráfica é a de vender produtos sem precisar de estoque e sem se ater aos limites geográficos, já que um projeto criado nos Estados Unidos, por exemplo, pode ser impresso em pouco tempo aqui no Brasil. 

Automações

Para produzir com rapidez,  qualidade e baixo custo é importante estar atento às tecnologias de automação para os processos de impressão.

Considere:

  • Mesas conjugadas de encadernação
  • Sistemas de empacotamento
  • Trio Photobook

Conheça as soluções completas da Tünkers para a sua indústria, clique aqui e saiba mais.

O novo cenário mundial não só frente à pandemia do coronavírus, mas também as necessidades de trabalhar de forma sustentável, a fim de prevenir excessos e desperdícios, traz a indústria gráfica para um novo momento.

O mercado gráfico, através da tecnologia, tem a oportunidade de se diferenciar e desenvolver novos modelos de negócios focados em customização e otimização produtiva.