Como as empresas gráficas podem inovar após a crise?

Como as empresas gráficas podem inovar após a crise?

Descubra como as indústrias gráficas podem inovar no pós-pandemia, melhorando eficiência e diversificando produtos.
Gráficas

A pandemia de 2020 trouxe desafios sem precedentes para a indústria gráfica, impactando significativamente as operações e a demanda.

Com apenas 13% das gráficas mantendo o nível de produção, a recuperação tem sido um processo gradual e ainda incerto.

Para superar esse cenário, é crucial que as empresas invistam em inovação tecnológica e adaptação estratégica.

Este blog aborda as estratégias que as gráficas podem adotar para se destacar no mercado pós-crise, enfatizando a importância de um planejamento estratégico robusto e o uso eficiente de novas tecnologias.

Desafios e adaptações da indústria gráfica pós-pandemia

Com a crise de saúde causada pela pandemia de coronavírus, o cenário econômico mundial mudou para todas as empresas, principalmente para o setor de empresas gráficas, que foi fortemente afetado.

Um levantamento feito pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) mostrou que, na época, apenas 13% mantiveram o nível de produção.

A indústria gráfica vive um momento de recuperação, porém ainda conturbado, já que as variações de preços de matéria-prima estão acontecendo de forma brusca e intensa em todo mercado.

As gráficas estão lidando com flutuações nos custos de materiais como papel e papelão, o que tem inflacionado fretes marítimos e aéreos, causando impacto em toda a cadeia de produção.

Leia nosso blog sobre Acabamento gráfico: tudo o que você precisa saber.

Como se destacar em um cenário ainda incerto?

Para se destacar em um cenário pós-crise ainda incerto, a indústria gráfica precisa se reinventar, utilizando a tecnologia de forma estratégica e adotando uma gestão competente.

Além disso, é essencial investir em automação e digitalização de processos, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

Explorar novos mercados e diversificar produtos, como soluções de impressão personalizadas e sustentáveis, pode atrair novos clientes e atender às demandas emergentes.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico para empresas gráficas envolve diversos elementos essenciais: parcerias, atividades-chave, recursos, segmento de clientes e fontes de receita.

Para se destacar, é crucial revisar e diversificar as fontes de receita e segmentar clientes de maneira mais eficaz.

Além disso, ajustar o posicionamento de mercado, focando em setores com alta demanda, pode abrir novas oportunidades.

A adoção de tecnologias emergentes, como impressão digital e soluções sustentáveis, pode proporcionar uma vantagem competitiva.

Investir em treinamento de equipe e fortalecer a comunicação com os clientes também são passos fundamentais para manter a relevância no mercado.

Nesse momento, sai na frente aquele que conseguir ser mais veloz e, para isso, uma gestão competente é imprescindível.

As gráficas precisam adaptar seus processos rapidamente, com colaboradores e fornecedores cientes de cada movimento para contribuir conforme necessário.

A gestão eficiente da informação é essencial para que as novas ações sejam comunicadas rapidamente e de forma assertiva, garantindo a implementação eficaz.

Tecnologia e inovação

A implantação de tecnologia em empresas gráficas já estava acontecendo antes mesmo da pandemia, mas esse cenário trouxe a necessidade de acelerar ainda mais esse tipo de inovação.

Por isso, as gráficas estão passando por grandes mudanças, mudando seus portfólios e oferecendo novas opções de serviços.

Diante dessa nova realidade, os negócios gráficos podem trabalhar em 4 frentes para inovar:

Tecnologias web to print

Plataformas para recebimentos de pedidos online, onde o cliente pode orçar, editar, produzir e enviar para a indústria gráfica finalizar o trabalho.

Cursos de capacitação

Novas tecnologias exigem novos conhecimentos por parte da equipe, o que é vital para o sucesso das gráficas.

Gráfica 4.0

Máquinas com mais recursos de automação e informatização, que operam em maior velocidade.

Mudar o foco da produção

Explorar todo o potencial das máquinas em sua gráfica, como a produção de capas duras ou embalagens.

Por exemplo, a Tünkers fornece o equipamento Mesa Conjugada de Encadernação MCE_2g para produção de capas duras, mas também pode ser utilizado na produção de embalagens, caixas rígidas com múltiplos pedaços de papelão, ou acoplamentos com a Liliput 500, evitando a ociosidade.

A Tünkers é especializada em alguns segmentos da indústria gráfica: máquinas de acabamento, aplicadores de cola e equipamentos de encadernação.

Nossos produtos apresentam maior durabilidade, menor custo de manutenção e simplicidade na operação.

Oferecemos manutenção e serviços com técnicos certificados, reposição de peças e acessórios, treinamento especializado para operação das máquinas e equipamentos, além de serviços de consultoria para atender as necessidades específicas da sua empresa. 

Precisando otimizar espaço e aumentar a produtividade da sua empresa? Fale com a nossa equipe!

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