Automação Industrial: confira os erros mais comuns!

A automação industrial oferece diversos benefícios para empresas de diferentes portes e segmentos e é extremamente importante para fazer com que sua empresa se torne mais competitiva, produzindo mais e gastando menos. Por isso, saber identificar erros nos processos produtivos é fundamental para não travar o processo industrial ou, até mesmo para saber se a empresa não está automatizada o suficiente. 

Confira quais são os erros mais comuns dentro da automação industrial:

Não incluir pessoas nos processos

A automação industrial permite realizar trabalhos através de máquinas controladas automaticamente. Mas, engana-se quem pensa que automatizar processos elimina a necessidade de pessoas realizando as atividades diretas na produção.

A verdade é que um sistema não funciona sozinho. Por isso, é necessário mão-de-obra qualificada e especializada, como técnicos e engenheiros, para realizar programações, manutenções e otimizações dos equipamentos. 

Ausência de manutenção

O ideal é realizar uma manutenção preventiva em todos os equipamentos do processo de produção. Isso porque, realizar uma manutenção de emergência, geraria gastos que não estavam previstos, impactando negativamente nos resultados da empresa.

Não adequar o sistema às necessidades da sua empresa

Quando falamos de fatores como qualidade e acabamento, cada segmento possui necessidades muito diferentes. Por isso, é fundamental que os engenheiros desenvolvam soluções personalizadas, adaptadas para atender as necessidades específicas da sua empresa. ⠀

As soluções Tünkers em Automação  Industrial tornam os processos de engenharia e produção:

Mais rápidos: os componentes dos módulos são produzidos previamente, o que permite a utilização imediata, reduzindo o tempo de projeto e evitando soluções não padronizadas.

Mais seguros: os módulos para cada função são sempre testados e certificados.⠀

Mais flexíveis: os módulos podem ser facilmente ajustados e adaptados em diferentes condições de aplicação.⠀

Mais baratos: Cada módulo atende uma função básica e consegue o máximo de produtividade naquela posição.⠀

Leia também: Como montar uma linha de produção eficiente 

A automatização possibilita o aumento da produtividade, redução de custos, além de ser uma forma de otimizar e trazer mais segurança para os processos na linha de produção. Precisando projetar linhas de produção muito mais eficientes, versáteis e rentáveis? Fale com nossa equipe de especialistas!⠀