Imagine como seria o canteiro de obras hoje sem a tecnologia de construção. Sem ferramentas elétricas, estaríamos cortando tábuas e fazendo furos à mão. Sem equipamentos pesados, os trabalhadores estariam cravando estacas ou vigas com métodos mais lentos. Sem o elevador, os prédios teriam apenas alguns andares de altura.

A questão é que os avanços na nova tecnologia de construção sempre impulsionaram o setor. Somos capazes de construir estruturas mais fortes, mais altas e com maior velocidade. A tecnologia tornou os canteiros de obras mais seguros e os trabalhadores mais eficientes. Isso nos permitiu aumentar a produtividade, melhorar a colaboração e lidar com projetos mais complexos.

A tecnologia na construção civil

Muitas são as tecnologias usadas atualmente na construção civil para facilitar e beneficiar o trabalho no canteiro de obra, como:

  • Software com tecnologia BIM: integra todas as etapas do projeto, desde a planta até as engenharias;
  • Sensores para monitoramento de ruído, temperatura e humidade;
  • Aparelhos digital, como a trena que fornece medições precisas de distâncias longas;
  • Drones: que ajudam a verificar o andamento da obra;
  • Realidade aumentada: permitindo que um cliente veja o resultado da obra, sem ela estar finalizada ou fornecendo treinamento de equipamentos pesados,​ há várias maneiras de implantar a RA no local de trabalho;
  • Equipamentos modernos: como um dos métodos mais utilizado no mundo em cravação os martelos vibratórios da Tünkers.

Benefícios da tecnologia na construção civil

Produtividade

Do projeto ao canteiro de obras, toda economia de tempo é bem-vinda e com tecnologias destinadas à construção civil isso é uma realidade.

A cravação de uma estaca ou viga, que é o alicerce de toda obra, com um bate-estaca pode ser considerada uma alternativa quando os profissionais não têm acesso a um dos métodos tecnológicos mais utilizados no mundo para esse tipo de processo. O martelo vibratório Tünkers instala um elemento, muitas vezes, em poucos minutos o que levaria mais tempo utilizando outros métodos.

construção civil, tecnologia para construção civil, tecnologia,

Comunicação

A tecnologia também traz um efeito positivo sobre a comunicação na construção civil. Os softwares que contém todas as etapas da obra garantem que todos tenham a mesma instrução quanto a execução.

Hoje existem softwares e soluções móveis para ajudar a gerenciar todos os aspectos de um projeto de construção. O BIM – Building Information Modeling (Modelo da Informação da Construção) é um processo que incorpora representações digitais de edifícios em modelos 3D para facilitar uma melhor colaboração entre todas as partes interessadas em um projeto.

As alterações no modelo BIM ocorrem em tempo real, portanto, quaisquer alterações ou atualizações no modelo são instantaneamente comunicadas a todos os membros da equipe quando eles acessam o modelo.

Redução de custos

Aumentar a produtividade já é sinônimo de redução de custos. Ao usar a tecnologia a favor da construção civil, boa parte das atividades podem ser conduzidas com rapidez e com menor custo.

Outro ponto importante é a comunicação clara e a capacidade de gestão eficiente de todas as etapas do processo, por meio de softwares faz com que haja uma redução de desperdício de materiais, o que é sempre  uma dor em boa parte dos canteiros de obras!

Segurança

O monitoramento constante, por meio de tecnologias como o drone ou sensores dão um panorama sobre o que está acontecendo na obra, também ajuda a prevenir acidentes.

  • Drones

Os drones podem ser usados ​​para realizar rapidamente inspeções no local de trabalho e identificar riscos potenciais a cada dia. Eles também podem ser usados ​​para monitorar os trabalhadores ao longo do dia para garantir que todos estejam trabalhando com segurança.

  • Sensores no local

Sensores podem ser implantados em um canteiro de obras para monitorar coisas como temperatura e níveis de ruído para ajudar a limitar a exposição dos trabalhadores.

Os sensores podem ser montados em todo o canteiro de obras e podem alertar os trabalhadores imediatamente quando estão em risco. Os dados dos sensores são coletados e podem ser analisados ​​para mitigar os níveis de exposição e manter os trabalhadores seguros.

Já que é possível verificar se há alguma conduta arriscada por parte dos trabalhadores ou se eles estão usando corretamente os equipamentos de segurança que protege sua integridade física.

Esses recursos ajudam a reduzir acidentes e situações de risco durante a obra.

Tecnologia na Construção

As empresas que estão pesquisando e implementando tecnologia de construção estão colhendo os frutos com maior produtividade, melhor colaboração e conclusão de projetos dentro do prazo e do orçamento, resultando em margens de lucro mais altas.

Empresas que não estão investindo em novas tecnologias e soluções, se tornam menos competitivas e destinada a projetos limitados. 

Agora que você já sabe todos os benefícios de manter o seu canteiro de obras equipado com diversas tecnologias, que irão trazer grande economia a médio e longo prazo, que tal começar a investir em tecnologias para o seu negócio?

Leia taLeia também: Reduza o cronograma da sua obra com martelo vibratório