O avanço da tecnologia vem gerando impactos positivos em diversos setores da sociedade e na agricultura não poderia ser diferente. 

Uma pesquisa realizada pela Embrapa, em parceria com o Sebrae, constatou que 84% dos agricultores de todos os estados brasileiros já utilizam pelo menos uma tecnologia digital, 70% fazem uso da internet para as atividades ligadas à produção e 40% fazem uso de ferramentas digitais para compra e venda.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar a reduzir os custos na agricultura? Então, continue a leitura e confira!

Qual a importância do uso da tecnologia na agricultura?

A agricultura exige o gerenciamento de um grande volume de informações, que vão desde máquinas e implementos, cultivares e sementes, proteção de cultivos, nutrição de plantas, até condições climáticas e quantidade de água no solo para o sucesso de uma plantação, por exemplo. 

Através da integração das tecnologias digitais é possível desenvolver uma agricultura inteligente, alcançando novos patamares de rendimento, aumentando a eficiência das operações com insumos, reduzindo os custos totais do sistema e os riscos da atividade, além da manutenção da biodiversidade. 

A conversão de informações em formato digital é um fenômeno recente no setor, que ganhou um fôlego extra com a disseminação do conceito de agricultura 4.0, responsável por revolucionar o agronegócio através de equipamentos, softwares e sistemas digitais.

Mais tecnologia, controle e resultados

A tecnologia aplicada a esse ramo veio para facilitar a vida do produtor e está conseguindo mudar para melhor a forma de organização produtiva do campo, trazendo inúmeras facilidades. 

Além de aumentar a produtividade e a eficiência das produções agro, a utilização da tecnologia promove a redução de desperdício, dos custos de produção envolvidos nas etapas de implantação, manejo e colheita e dos impactos ambientais. Tudo isso ao mesmo tempo em que atendem as necessidades do mercado.

Através de ferramentas tecnológicas que vão desde o uso de aplicativos até o de máquinas agrícolas mais modernas, o agricultor hoje já pode, por exemplo, monitorar sua plantação de qualquer lugar por meio do uso de imagens de satélites que podem ser visualizadas até mesmo no celular. 

Confira as principais aplicações da tecnologia na agricultura:

Biotecnologia: sementes transgênicas e defensivos naturais que proporcionam melhores produções e reduções nas pulverizações convencionais.

Tratores, máquinas e implementos agrícolas: permitem o cultivo de grande extensão de terra.

Agricultura de Precisão: auxilia no manejo diferenciado das áreas de sua propriedade.

Drones: utilizada para fazer imagens aéreas de áreas ou complementar pulverizações.

Os benefícios da tecnologia para o agronegócio:

  • Aumento na produção;
  • Ganho de produtividade;
  • Produção mais sustentável;
  • Conservação e melhor aproveitamento do solo;
  • Redução nos custos de produção;
  • Eliminação dos gargalos e desperdícios;
  • Aumento na rentabilidade da produção e no lucro para o produtor;
  • Otimização dos processos e manejos;
  • Redução da necessidade de mão-de-obra;
  • Maior precisão e eficiência das técnicas agrícolas;
  • Aumento da segurança alimentar e rastreabilidade;
  • Gestão mais fácil e prática para o produtor rural;
  • Monitoramento eficiente e claro da lavoura;
  • Uso consciente e correto dos insumos agrícolas.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre CLP 

Agora que você já sabe como a tecnologia pode ser uma grande aliada do agronegócio, que tal procurar formas de implementar as novidades tecnológicas em sua produção e facilitar o seu dia a dia?

Conheça os módulos de automação Tünkers e solicite uma visita de nossos consultores.